Resumo: Um surto que compreendeu 3.842 casos de infecções humanas com Escherichia coli Enteroagregativa Hemorrágica (EAHEC) O104: H4 ocorreu na Alemanha em maio de 2011. A elevada proporção de adultos afetados neste surto e o número anormal elevado de pacientes que desenvolveram síndrome hemolítico-urêmica, faz este surto o mais dramático desde que as estirpes de E. coli Enterohemorrágica (EHEC) foram primeiramente identificadas como agentes de doença humana.
As características do surto da espécie, a forma como se espalhou entre os humanos e os sinais clínicos decorrentes das infecções mudaram a maneira como cepas de E. coli produtora de toxina Shiga são consideradas agentes patogénicos ao ser humano.
Durante o surto, a transmissão secundária (humano para humano e de humano para alimentos ) foiimportante. Investigações epidemiológicas revelaram que sementes de feno-grego como a fonte de entrada de EAHEC O104: H4 na cadeia alimentar; no entanto, análises microbiológicas de sementes para este patógeno apresentaram resultados negativos.
A sobrevivência de EAHEC em sementes e a frequência em humanos portadores devem ser investigados para uma melhor compreensão das vias de transmissão da EAHEC.
Fonte: Journal of Food Protection, 2012, 75 (2): 408 - 418 | Silliker Information Services
Nenhum comentário:
Postar um comentário